Em missão oficial no Japão, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), acompanhou a assinatura de um termo de contrato que viabiliza a exportação de veículos produzidos na fábrica da Mitsubishi, HPE, representada pelo grupo Souza Ramos e localizada em Catalão, para diversos países da América do Sul. A conquista estratégica para a economia de Goiás aconteceu já no primeiro dia de agenda, que também foi marcada pela visita de Caiado à sede da montadora Mitsubishi, em Tóquio.
Até então, a unidade da Mitsubishi de Catalão só podia fabricar carros para o mercado brasileiro. Nesse sentido, as tratativas ampliam o mercado e as parcerias. “A Mitsubishi Motors é uma das empresas de maior renome internacional. Viemos aqui especialmente para ampliar nossas parcerias”, afirmou Caiado.
“Receba a garantia de que Goiás está de portas abertas, para cada vez mais buscarmos a ampliação da nossa fábrica da Mitsubishi. Enche de orgulho nós, goianos, poder sediá-la no Brasil”, acrescentou o governador.
A assinatura do acordo, articulada com o apoio institucional do Governo de Goiás, representa um marco para a indústria goiana e fortalece a política estadual de atração de investimentos com foco em inovação, sustentabilidade e geração de emprego. “Além de aumentar o número de carros fabricados em Catalão, crescendo consequentemente a geração de emprego e de ICMS também para a cidade e para o Estado, o acordo permite que a HPE exporte para toda a América do Sul”, explicou o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.
E reforçou: “Goiás vai agora fabricar carros para exportar para a Argentina, para o Chile, para todos os países do Mercosul e todos os países que tiverem Mitsubishi na América do Sul, ela tem o direito de exportar”, completou Joel.
A missão ao país asiático ainda busca consolidar Goiás como polo de excelência na produção de veículos, especialmente no segmento de híbridos, além de atrair investimentos em tecnologias industriais avançadas. O governador destacou um dos principais diferenciais do Estado. “É um estado que tem a sua localização bem no meio do país, equidistante dos extremos”, pontuou.
A Mitsubishi Motors no Japão possui sede em Catalão desde 1998 e, recentemente, anunciou investimentos de R$ 4 bilhões até 2032 em Goiás. “O sucesso dos nossos negócios no Brasil se deve em grande parte ao apoio caloroso do Governo de Goiás, incluindo incentivos fiscais e melhorias na infraestrutura”, reconheceu o CEO da Mitsubishi Motors, Takao Kato, destacando o apoio fundamental do Estado para expansão da atuação da multinacional no país.
Leia mais sobre: Exportação de veículos Mitsubishi / Mitsubishi / Mitsubishi sede Catalão / Ronaldo Caiado / Economia

