16 de dezembro de 2024
Cidades

Cai número de pessoas com medo da covid-19 no Brasil

Pessoas caminham com máscaras em SP. (Foto: Guilherme Gandolfi/Fotos Públicas)
Pessoas caminham com máscaras em SP. (Foto: Guilherme Gandolfi/Fotos Públicas)

O número de brasileiros com medo da covid-19 caiu ao menor número desde o início da pandemia, segundo uma pesquisa XP Investimentos/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (15).

De acordo com o levantamento, 34% da população não teme mais o coronavírus Sars-CoV-2, causador da doença. É um avanço de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa de setembro. O número só foi maior em fevereiro, antes de o patógeno chegar com força ao país, quando 49% disseram não temê-lo.

Por outro lado, os que temem a covid-19 ainda são maioria. Dos entrevistados, 65% disseram ter medo do vírus, sendo que 37% têm um pouco de medo e 28% têm muito medo. O total dos que estão muito amedrontados é o menor desde fevereiro, quando o índice alcançou 21%.

Maioria diz que o pior já passou

Cresceu também o número de pessoas que acreditam que o pior já passou. Em setembro, 60% acreditavam que a epidemia já estava num estágio de melhora. Agora, são 64%. Os que acreditam que o pior ainda está por vir caíram de 32% para 30%.

A maioria dos brasileiros (53%) espera uma vacina disponível contra a covid-19 no primeiro semestre de 2021. Os mais otimistas, que aguardam o imunizante ainda este ano, são 6%. Subiu de 22%, em setembro, para 26% o número das pessoas que acreditavam que a vacina chegará no segundo semestre do próximo ano. Outros 11% são pessimistas e não acreditam que uma vacina será desenvolvida.

A pesquisa ouviu 1 mil pessoas por telefone de 8 a 11 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais


Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2