Após a realização da 2ª reunião envolvendo representantes de diferentes órgãos e dos três poderes que compõem uma Força Tarefa, foram apresentados os primeiros resultados. Caiu em 30% o número de homicídios em Goiás. Cresceu em 7% a quantidade de roubos a comércios no estado, desde o início da Operação Tolerância Zero realizada pela Secretaria de Segurança Pública.
A Força Tarefa foi criada no último dia 24, para tentar barrar o avanço da violência em Goiás. Houve aumento do policiamento ostensivo nas ruas. O governador do estado, Marconi Perillo (PSDB), informou que caiu em 30% o número de homicídios.
O secretário de Segurança Pública não quis detalhar os motivos que levaram a redução. Apenas argumentou que são medidas que serão contínuas e que os indicadores apontam que as ações estão no caminho certo. Os dados apresentados são em comparação com os 10 dias antecedentes a Operação Tolerância Zero.
“É prematuro destacar que este é um modelo correto, porque temos um espaço de apenas de 10 dias. De todos os indicadores, tivemos aumento somente no roubo a comércios, em relação aos dez dias anteriores. Isto nos dá a certeza que precisa avançar a aprofundar as medidas”, afirmou.
Indicadores de Criminalidade
Crescimento
Roubo a comércio- 7%
Redução
Homicídios- 30%
Tentativa de Homicídios- 28%
Estupros- 27%
Roubo a Transeuntes- 38%
Furto a Transeuntes- 44%
Roubo a veículos- 31%
Furto a veículos- 30%
Roubo a residências- 21%
Furto a residências- 34%
Furto a Comércios- 34%
O tema o próximo encontro dos participantes da Força Tarefa será relativo ao Sistema Prisional.
Leia mais sobre: Cidades