08 de agosto de 2024
Sabores e Aromas

Cafés especiais são opções para quem busca refinar o paladar, diz idealizador do Café Fest

Segundo o idealizador do festival, pela primeira vez, o Café Fest se aproxima da indústria e a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) irá marcar presença no evento
O organizador do evento também destaca que o Café Fest pode ser considerado também um elo de conexão entre consumidores e a cadeia produtiva dos cafés de especialidade. (Foto: Divulgação).
O organizador do evento também destaca que o Café Fest pode ser considerado também um elo de conexão entre consumidores e a cadeia produtiva dos cafés de especialidade. (Foto: Divulgação).

Isentos de impurezas e defeitos e com atributos sensoriais diferenciados, os cafés especiais caíram no gosto, não só dos brasileiros, mas também dos goianos. Afinal, é um público que está cada vez mais exigente no que diz respeito a café. O idealizador e organizador do Café Fest, Pablo Jaime, explica que a bebida é uma opção para quem deseja refinar o paladar e para quem busca informação para escolher com mais assertividade.

Para fomentar o universo dos cafés especiais na capital, o evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de abril no Shopping Cerrado, em Goiânia, com o tema ‘Sabores e Aromas’. “A nossa ideia para um festival é justamente a gente poder fazer com que o público tenha a melhor liberdade de escolha. Ele aprende, se informa, para que ele possa escolher o café de que ele mais gosta”, disse Pablo, destacando que o festival busca mesclar conhecimento, a informação e o entretenimento.

O nosso espaço é pensado para que as pessoas venham, entrem para compreender melhor o que é café e quebrar o paradigma de que café é apenas uma bebida preta e amarga. A gente vem mostrar que não, café é de qualidade e tem outras características sensoriais.

Pablo Jaime

O objetivo é a experiência sensorial do café especial, utilizando a roda de sabores como principal referência para explorar as diversas possibilidades de sabores e aromas que o café pode entregar ao conversar também com outros alimentos. Em sua 4ª edição, festival espera receber durante os três dias de festival cerca de 10 mil pessoas.

Em sua 4ª edição, festival espera receber durante os três dias de festival cerca de 10 mil pessoas. (Foto: Edição anterior do Café Fest/Divulgação).

Crescimento do mercado de cafés especiais

Segundo Pablo, pela primeira vez, o Café Fest se aproxima da indústria e a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) irá marcar presença no evento. “É a associação que mais conversa com o consumidor no dia a dia, porque são cafés que estão nas prateleiras do mercado e estamos trazendo para dentro do festival para aperfeiçoar esse relacionamento”, afirmou.

Além de dinamizar o cenário local por meio da movimentação de cafeterias, torrefações, baristas e produtores, o festival promove a cidade e o estado no mercado nacional de cafés especiais, atraindo turistas e profissionais em busca de educação e conteúdo de qualidade.

Destaca Pablo

O organizador do evento também destaca que o Café Fest pode ser considerado também um elo de conexão entre consumidores e a cadeia produtiva dos cafés de especialidade. “Teremos a participação do produtor de café junto com o público para mostrar que o Brasil tem um grande potência de produção de café e que o consumidor pode ter esse acesso. Então, cada vez que a gente vê esse tipo de conexão entre as duas pontas, a cadeia produtiva e a cadeia consumidora”, frisou.

Além do contato com os produtores, o público poderá saber mais sobre o mercado de cafés especiais durante os três dias com diversas palestras. Entre elas:

•Prof. Flávio Borém – CEO da Borém cafés especiais; Pesquisador em qualidade de cafés especiais com reconhecimento nacional e internacional.
•Vinícius Estrela – Diretor Executivo da BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association);
•Thiago Motta – Químico especialista em água para cafés;
•Aline Marotti – Coordenadora de Qualidade da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC
•Cecília Seravalli – Gerente de sustentabilidade (ESG) da Nestlé Brasil.
•Maria Mion – instrutora SCA, especialista em cafés especiais.
•Caroline Dalfovo – Advogada especialista em Propriedade Intelectual – Registro de Marcas.

Shows e competições

Além do conhecimento, o festival também irá trazer atrações culturais. Na sexta, dia 19, a partir de das 19h será realizado o Sarau do Luiz. Esse evento sempre acontece na Cafeteria Luiz Café Conceito e terá essa edição especial durante o Café Fest com artistas convidados. Já no domingo a partir de 18h é a vez da Banda Mr. Gyn com hits consagrados como “Sonhando” e “Minha Juventude” e o melhor do Pop Rock.

No sábado, dia 20, durante o Café o Café Fest será realizado a Copa MUY – Cup Tasters. O campeonato vai selecionar os melhores degustadores de café, avaliando a habilidade dos competidores em diferentes xícaras de café filtrado, em uma prova as cegas. O evento será para baristas e amadores. O grande campeão dessa competição irá ganhar uma imersão com o barista, Dionathan Antunes de Almeida, que conquistou o título de Campeão Mundial de Cup Taster 2024 durante a Specialty Coffee Expo.

Além disso, durante o evento também acontecerá a competição de Latte Art que vai escolher o melhor barista na arte de desenhar com leite vaporizado no café espresso. A arte de desenhar no café tem conquistado espaço nas cafeterias do Brasil o público poderá acompanhar essa competição entre os baristas.

SERVIÇO
4ª Edição do Café Fest
DATA:
19, 20 e 21 de abril de 2024
LOCAL: Shopping Cerrado – Av. Anhanguera, 10790 – Aeroviário, Goiânia
INFORMAÇÕES: @cafefest_cerrado
LINK PARA COMPRAR INGRESSOS: https://abrir.link/UkPBL

Confira a entrevista na íntegra:


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia

Comentários