Inicia na próxima segunda-feira, 11, a nova fase de implementação do Cadastro Positivo. A partir da data, todos os brasileiros que possuem operações de crédito e contas de consumo, automaticamente passam a fazer parte do banco de dados. A expectativa é de que até o dia 19, todos os clientes das instituições financeiras do país, que possuem operações de crédito, já estejam com o seu Cadastro Positivo aberto.
Os principais bancos do país e cerca de 100 instituições financeiras irão compartilhar com os gestores do Cadastro as informações de pagamento dos consumidores. O SPC Brasil também será responsável pela gestão das informações do Cadastro Positivo.
A expectativa do SPC Brasil é de que 110 milhões de pessoas sejam inscritas no banco de dados. A quantia deve sofrer um aumento, levando em consideração que, nas próximas fases, empresas de telefonia, companhias prestadoras de serviços como água, luz e gás e o setor varejista também deverão compartilhar informações de pagamento, possibilitando que o Cadastro se expanda à população não bancarizada.
O aviso ao consumidor sobre a abertura do Cadastro será feito individualmente. Assim que as instituições financeiras enviarem as informações cadastrais e de pagamento, dentro do prazo de 30 dias, a inclusão de suas informações será comunicada.
As informações coletadas pelo Cadastro Positivo serão utilizadas exclusivamente para compor o histórico de crédito e o score do cadastrado. Ambos poderão ser acessados apenas pelas instituições com as quais mantenham ou pretendam manter relação de crédito. Os primeiros inscritos terão seus dados consultados a partir de 12 de janeiro de 2020.
O cancelamento do Cadastro Positivo
Quem optar por não fazer parte poderá cancelar a inscrição a qualquer momento de forma gratuita, assim como voltar ao Cadastro no momento que desejar. O cancelamento e o reingresso podem ser feitos pela internet no site www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo/consumidor.
Leia mais sobre: Bancos / Clientes / consumidores / Notícias do Estado