O Instituto Butantan apresentará nesta terça-feira (12/1) os dados completos sobre os testes da eficácia da CoronaVac realizados no Brasil. Estas informações serão divulgadas em coletiva de imprensa, na sede do instituto, às 12h45 de hoje.
Sabe-se até agora que esta vacina contra a Covid-19 fora desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan, vinculado ao governo de São Paulo. O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que a vacinação no estado começaria em 25 de janeiro deste ano de 2021. Porém é necessária uma autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o procedimento de vacinação.
O Butantan já havia divulgado na semana passada que a vacina tinha atingido 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados. Contudo falta a divulgação global, que é a capacidade da vacina de proteger em todos os casos, leves, moderados e graves.
O Instituto Butantan entregou, na sexta-feira (8/1), a documentação à Anvisa para pedido de uso emergencial do imunizante, já no sábado (9/1), a a Anvisa afirmou que o Butantan entregou documentação incompleta dos testes feitos no país e cobrou o envio das informações. Após o envio dos documentos do Butantan à Anvisa, a agência tem 10 dias para tomar uma posição.
Ainda nesta segunda-feira (11/1), João Doria manteve seu cronograma para imunização e cobrou do Ministério da Saúde mais agilidade.
Leia mais sobre: butantan / CoronaVac / Brasil / Destaque 2