A Prefeitura de Aparecida tem estabelecido prioridade nas pautas de gestão ambiental no município. Nesta sexta-feira (09/08) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) apresentou o projeto “Ações Ambientais Integradas” em parceria com a Superintendência de Defesa Civil e ONG´s, no auditório da Associação Comercial e Industrial (Aciag) e tem como objetivo oferecer um cronograma de ações preventivas de proteção de áreas ambientais no município.
O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) esteve presente no encontro e explicou o formato do programa que conta com ações de recuperação, monitoramento e proteção de nascentes. Para isso, segundo o gestor, serão realizados trabalhos preventivos contra incêndios florestais e queimadas. “Temos de conscientizar a população a respeitar o meio ambiente, não jogar lixo em áreas verdes e nem em rios, pois além de nos ajudar no presente é um patrimônio que vamos deixar para o futuro”, salientou o gestor.
O secretário da SEMMA, Cláudio Everson, informou a importância do trabalho, já que estamos no período de seca, época em que os incêndios florestais acontecem com maior frequência. “Estamos aqui pra chamar para a reflexão sobre sobre queimadas e depredação das áreas verdes, e principalmente pra conscientizar e recuperar o que vem sendo perdido. Para isso vamos orientar os moradores das margens da área verde para que não façam, por exemplo, queimadas de lixos domésticos nas imediações, pois o vento pode levar as faíscas para grandes áreas e causar incêndios”, disse.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Juliano Cardoso, durante um ano a secretaria realizou um levantamento das áreas mais degradas e que passarão pelo processo de recuperação. “O levantamento nos mostrou tanto as áreas de domínio público e as particulares que necessitam de cuidados urgentes. Também será realizada a recuperação de oito córregos que estão secando, dentre eles o Santo Antônio que é maior em extensão do município”, finalizou.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia