22 de novembro de 2024
Em foco • atualizado em 23/02/2024 às 15:45

Busca pelo termo dengue no Google cresceu cinco vezes em relação a 2023

Goiás está entre os cinco estados que mais buscaram por informações sobre a doença, de acordo com o levantamento do Google Trends
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O levantamento do Google Trends apontou que a busca dos internautas pelo termo “dengue”, entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro deste ano, cresceu cinco vezes em relação ao mesmo período do ano passado. A palavra foi a 19ª mais procurada na plataforma, sendo a primeira mais buscada na categoria saúde.

Nacionalmente, cinco estados se destacaram nas buscas pelo termo, sendo eles, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. Internacionalmente, o Brasil é o país que mais pesquisou por dengue no mundo durante a última semana, seguido apenas do Paraguai, Ilhas Maurício, Argentina e Peru. Conforme o Google, as pesquisas por dengue já superaram em três vezes as buscas por Covid-19.

Dados da denge

De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), o Brasil já ultrapassou a marca dos 113 mortos pela doença em 2024. Outros 438 óbitos estão sendo investigados. Até o dia 17 de fevereiro, o boletim do MS contabilizava 653.656 casos prováveis de dengue no país.

Em Goiás, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), até o dia 21 de fevereiro foram 23.130 casos confirmados da doença e 9 mortes. O estado ainda investiga outros 56.627 casos notificados e 66 mortes com suspeita de dengue. Atualmente, 108 municípios goianos estão em situação de emergência para arboviroses, conforme o diagrama de controle.

Com informações da Folha de S.Paulo


Leia mais sobre: / / / Brasil