A Prefeitura de Goiânia anunciou a inauguração do BRT Norte-Sul para o dia 31 de agosto. A nova frota do transporte público coletivo conta com 60 veículos, apresentados pelo Governo de Goiás, nesta terça-feira (20). São dez veículos elétricos do modelo Super Padron e 50 unidades a diesel, todos com portas de ambos os lados para facilitar o embarque e desembarque.
Maior intervenção de mobilidade urbana da história de Goiânia, a obra do BRT Norte-Sul foi iniciada em 2015 e enfrentou diversas paralisações. Agora, o sistema chega para transformar o transporte público, de acordo com a Prefeitura, com maior eficiência e sustentabilidade.
Capacidade
Com uma velocidade máxima de 60 km/h, os ônibus elétricos têm capacidade para transportar até 94 passageiros, sendo 40 sentados e 54, em pé. Os veículos a diesel comportam até 103 pessoas, com 38 assentos disponíveis.
Além disso, todos os transportes são equipados com sistemas modernos de segurança e conforto, incluindo climatização, revestimento antiderrapante no assoalho, bloqueador de portas, tomadas USB, campainha sem fio e monitoramento por câmeras internas. Também possuem um sistema de sonorização que anuncia a próxima parada, garantindo uma experiência mais segura e agradável para os usuários.
Essa modernização representa um passo importante para a mobilidade urbana em Goiânia, aliando tecnologia e sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida na capital e na região metropolitana. Tarcísio explica ainda que o BRT Norte-Sul cruzará Goiânia de ponta a ponta, com início no Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, passando pelos terminais Cruzeiro, Correios, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque, até o Parque Atheneu. No centro da capital, o BRT fará intersecção com o Eixo Anhanguera, o corredor pioneiro de ônibus implantado em Goiânia nos anos 1970.
Sustentabilidade
Trata-se, segundo Tarcísio Abreu, ex-presidente da CMTC e consultor do projeto, de um marco em termos de sustentabilidade. Em março deste ano, a gestão da prefeitura de Goiânia esteve em São Bernardo do Campo (SP) para acompanhar o modelo de ônibus elétrico 100% nacional, com ar-condicionado, carregador de celular e Wi-Fi.
Os ônibus a diesel atendem às normas Euro 6, que regulam as emissões de poluentes na Europa, e, apesar do grande porte, poluem menos do que uma motocicleta. Já os veículos elétricos, fabricados pela Eletra, e os a diesel, produzidos pela Volkswagen, seguem rigorosos padrões nacionais e internacionais de operação e sustentabilidade, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e eficiência energética.
Leia mais sobre: BRT Norte-Sul / Cidades