03 de setembro de 2024
Destaque • atualizado em 27/10/2021 às 19:56

Ônibus que irão operar no BRT Norte-Sul terão ar-condicionado

Ônibus do BRT Norte-Sul em Goiânia são automáticos, tem ar-condicionado e câmera de video-monitoramento (Foto: Divulgação)
Ônibus do BRT Norte-Sul em Goiânia são automáticos, tem ar-condicionado e câmera de video-monitoramento (Foto: Divulgação)

Sem data para iniciar a operação, mas com os ônibus já em solo goianiense, os veículos que irão rodar no BRT Norte-Sul em Goiânia são automáticos, possuem câmeras de videomonitoramento e um elemento que os passageiros tanto pedem para a frota que já circula na região metropolitana: ar-condicionado. A informação foi confirmada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET) nesta quarta-feira (27/10). 

Seis veículos já estão na capital e aguardam, na garagem das respectivas empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana, definição do poder público para início da operação no trecho que vai do Terminal Recanto do Bosque até a Rodoviária. São três unidades pertencentes à empresa Viação Reunidas e outras três da Rápido Araguaia. Ao todo, inicialmente, o projeto do BRT Norte-Sul contempla 28 veículos que atenderão à população no percurso. 

De acordo com o SET, os novos veículos possuem 14 metros de comprimento e sua capacidade máxima é de 102 pessoas, sendo 48 sentadas e 54 em pé. Para se ter uma ideia, os ônibus convencionais que operam na Grande Goiânia hoje possuem 12 metros e capacidade para 75 passageiros no total, com 33 sentados e 42 em pé. Os novos veículos também possuem sistema de sonorização de paradas e sistema de CFTV interno (câmera de segurança). O piso do veículo é no nível da plataforma do BRT Norte-Sul, o que também vai facilitar e oferecer maior agilidade no embarque e desembarque passageiros, principalmente aos portadores de necessidades especiais. 

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Em estrutura, os ônibus do BRT Norte-Sul contam com suspensão pneumática e câmbio automático, melhorando a qualidade de trabalho do motorista. O motor é Euro 5, com menor impacto ambiental, e sua localização é na traseira do veículo, propiciando menor ruído e calor interno. Os chassis dos ônibus são da Mercedes Benz, enquanto a carroceria foi desenvolvida pela empresa Caio, localizada no município de Botucatu, interior de São Paulo. Cada um custou, em média, R$ 750 mil, totalizando um investimento, neste primeiro momento, de R$ 4,5 milhões.

Vídeo: Ônibus do BRT Norte-Sul terão ar-condicionado

Entrega do BRT Norte-Sul garantida até o final do ano, de acordo com o prefeito

Previsto para ser entregue no dia 24 de outubro, em comemoração aos 88 anos da capital, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), em entrevista exclusiva ao Diário de Goiás, diz ter certeza que até o fim do ano, a obra será entregue. “Já estamos trabalhando para a mobilidade urbana no BRT Norte-Sul. Desde 2015, o nosso saudoso prefeito Paulo Garcia começou e parou por várias vezes. Dessa vez, estamos concluindo o BRT e temos certeza que até o fim do ano vamos entregar o BRT à população goianiense”, destacou.

Atraso na entrega do BRT Norte-Sul

O primeiro trecho do BRT Norte-Sul seria inaugurado neste domingo (24). Porém, um rebaixamento na cabeceira do viaduto da Avenida Perimetral Norte causou o adiamento por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O trecho em questão vai do Terminal Recanto do Bosque até a Rodoviária.

Segundo a pasta, é preciso ter segurança para a população e plena condição da operação do BRT Norte-Sul em Goiânia para a entrega. Não há nova previsão de inauguração. “A data da entrega será divulgada assim que o novo cronograma for estabelecido”, se posicionou por meio de nota.


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