A primeira linha, que ligará a região Norte ao Centro. Serão 21 estações distribuídas ao longo de 20 quilômetros, conectando bairros populosos e áreas comerciais. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o sistema terá capacidade para atender cerca de 300 mil passageiros por dia, desafogando as vias principais e oferecendo uma alternativa eficiente ao transporte individual.
O centro de controle monitorará a operação do BRT em tempo real, permitindo ajustes imediatos sempre que necessário. Isso assegura que os ônibus cumpram os horários e que os passageiros recebam informações sobre quaisquer alterações na rota.
Como Vai Funcionar o BRT de Goiânia
- Rotas e Corredores: O BRT Norte-Sul terá um corredor exclusivo, ligando as regiões norte e sul de Goiânia. O trajeto completo abrange cerca de 22 quilômetros, começando no Terminal Veiga Jardim o Terminal Paulo Garcia.
- Estações: As estações do BRT serão modernas, acessíveis e contarão com plataformas elevadas. Sendo assim, permitirá o embarque e desembarque em nível, sem necessidade de escadas. Isso visa a redução do tempo de parada dos ônibus e maior segurança para os passageiros.
- Frota e Capacidade: Os veículos articulados, com maior capacidade de passageiros (até 160 pessoas por ônibus) e contarão com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, e câmeras de segurança. A previsão é que os ônibus circulem em intervalos menores, aumentando a frequência do transporte.
- Integração com Outros Modais: O sistema BRT integrado com outras modalidades de transporte público da cidade, como ônibus convencionais e o Eixo Anhanguera. Ao mesmo tempo, permitindo aos passageiros fazerem a troca de modal sem custo adicional, através do uso do Cartão Fácil.
- Tarifação e Pagamento: O pagamento preferencialmente por meio de cartões eletrônicos, como o Cartão Fácil. Ao mesmo tempo, também haverá a opção de pagamento com QR Code.
- Benefícios Esperados: A implantação do BRT visa reduzir o tempo de viagem, melhorar a pontualidade dos ônibus, diminuir a superlotação e incentivar o uso do transporte coletivo, além de contribuir para a redução do trânsito e da poluição na cidade.
Leia mais sobre: BRT Norte Sul / Goiânia / Prefeitura de Goiânia / Geral