14 de outubro de 2024
Guerra

Após ficarem fora de lista, brasileiros são informados de que poderão deixar Gaza; veja quando

O Itamaraty, no entanto, ainda não confirmou da data
A fronteira de Rafah, que liga o Egito à Faixa de Gaza, é o único local para entrada e saída de pessoas ou mercadorias no enclave palestino. (Foto: reprodução)
A fronteira de Rafah, que liga o Egito à Faixa de Gaza, é o único local para entrada e saída de pessoas ou mercadorias no enclave palestino. (Foto: reprodução)

Depois de ficarem de fora da 5ª lista com estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza, brasileiros que aguardam repatriação afirmaram que foram avisados sobre poder atravessar a fronteira com o Egito nesta quarta-feira (8). A informação foi divulgada pela CNN, após dois integrantes do grupo que aguarda a repatriação repassar a informação.

A lista divulgada nesta terça-feira (7), que não contemplou os brasileiros, tinha o nome de 605 estrangeiros e era formada por uma maioria de alemães (159), seguidos por nacionais da Romênia (104), da Ucrânia (102), do Canadá (80), da França (61), da Moldávia (51), das Filipinas (46), e do Reino Unido (2).

Sobre a saída dos brasileiros amanhã, uma das fontes da CNN, que está em Rafah – divisa de Gaza com Egito – disse que a Embaixada mandou mensagem dizendo que é para ficarem atentos. “Acabei de receber notícia que grande chance (de) a gente viajar amanhã. Reza para gente”, escreveu a segunda fonte nas redes sociais.

O Itamaraty, no entanto, ainda não confirmou da data. Ao todo, 34 pessoas que pediram ao governo brasileiro para serem repatriadas continuam à espera. São 24 brasileiros e 10 palestinos familiares próximos. Ainda de acordo com fontes diplomáticas da CNN, “o Brasil faz os últimos ajustes para fazer a na operação para a retirada dos brasileiros e familiares que estão na Faixa de Gaza tão longo receberam a autorização”.


Leia mais sobre: Mundo