O embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, convidou os brasileiros a se juntarem às vigílias que serão promovidas em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife neste domingo (15), a partir das 17h (horário de Brasília). As vigílias serão organizadas pela embaixada e os consulados-gerais da França no Brasil para homenagear as vítimas dos atentados terroristas da última sexta-feira (13) em Paris e prestar solidariedade aos franceses, além de fazer com que as pessoas se sintam fortalecidas e fortalecer a nossa união contra os terroristas.
“Após os ataques terroristas de 13 de novembro que deixaram a França em luto, eu gostaria de agradecer profundamente a todos aqueles no Brasil que têm nos enviado mensagens de condolências e de solidariedade, em primeiro lugar a mensagem da Presidente Dilma Rousseff e do governo brasileiro”, disse Laurent Bili.
As vigílias, segundo Laurent Bili, servirão para mostrar também que a França, tal como disse o presidente francês na noite de ontem (13), está unida. “Como disse o Sr. François Hollande, os terroristas ‘não podem ter dúvidas de que têm diante deles uma França determinada, uma França unida, uma França reunida e uma França que não se deixará impressionar, ainda que hoje ela expresse uma emoção infinita a respeito desse drama e dessa tragédia que é abominável, por ser uma barbárie’.”
O embaixador informou que, apesar de as fronteiras estarem sendo controladas, as conexões aéreas e ferroviárias internacionais, inclusive com o Brasil, estão funcionando normalmente. Bili disse que, de acordo com as informações de que dispõe até o momento, nenhuma “ameaça específica contra a comunidade francesa ou contra os interesses franceses no Brasil foi identificada”. No entanto, ele pediu atenção neste momento em que a França está sob choque.
De acordo, a embaixada e os consulados estão em contato direto com as autoridades brasileiras para assegurar que todas as medidas para garantir a segurança da comunidade francesa no Brasil possam ser tomadas.
Leia mais sobre: Mundo