O apoio a democracia como melhor forma de governo por parte da população caiu após o primeiro ano do governo do presidente da República, Jair Bolsonaro. É o que aponta a pesquisa Datafolha, publicada nesta quarta-feira (01/01). Em contrapartida, a parcela brasileira que acredita tanto faz uma ditadura ou a democracia na forma de se fazer política cresceu.
Se em outubro de 2018, no estopim do primeiro turno das eleições, o índice de quem apoiava a democracia como melhor forma de governo chegava a 69% esse número caiu para 62%. As pessoas já começam a questionar se a democracia é realmente a melhor forma de governo.
Também houve um acréscimo daqueles que são indiferentes com relação ao governo ser democracia ou uma ditadura. Se não fazia diferença para 13%, hoje 22% tendem a ser neutras com relação a esse assunto. Continuou estável aqueles que preferem uma ditadura no país: 12% dos entrevistados pensam assim.
O Datafolha ouviu 2.948 pessoas nos dias 5 e 6 de dezembro, em 176 municípios de todo o país e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia mais sobre: Política