11 de dezembro de 2025
Esportes

Brasileiro campeão na motovelocidade elogia cidade de Goiânia: “Muito segura”

Piloto da Italtrans administra prova em Valência, termina em 11º e conquista a Moto2 2025; em entrevista, celebra retorno da MotoGP a Goiânia.
Diego Moreira - (Foto - Gold and Goose - Motorsport Images )
Diego Moreira - (Foto - Gold and Goose - Motorsport Images )

O Brasil tem um novo e inédito campeão mundial no esporte a motor. Em uma corrida de sangue frio e estratégia impecável, Diogo Moreira escreveu seu nome na história ao conquistar o título da Moto2 2025, neste domingo (17), no GP de Valência. O piloto da Italtrans largou em nono, administrou cada volta com cautela e cruzou a linha de chegada na mesma posição. Desempenho suficiente para garantir o campeonato e colocar o país, pela primeira vez, no topo do motociclismo mundial em duas rodas.

Moreira chegou à decisão com 24 pontos de vantagem sobre o espanhol Manu González, único que ainda poderia tirá-lo da liderança. Para ser campeão, bastava ao brasileiro terminar entre os 14 primeiros. Mesmo assim, o fim de semana prometia tensão: Diogo teve dificuldades no TL2, fechou apenas em 19º e precisou passar pelo Q1 no classificatório.

Na corrida, porém, mostrou maturidade. Enquanto o pelotão da frente se formava com Izan Guevara, Dani Holgado, Albert Arenas e Senna Agius, Moreira manteve firme sua estratégia conservadora. Apertado inicialmente por Celestino Vietti, o brasileiro controlou a distância com precisão e evitou qualquer disputa arriscada. Na metade da prova, abriu mais de um segundo de vantagem para o rival direto, garantindo o conforto necessário para pilotar com segurança.

O enredo do título ficou ainda mais favorável quando González começou a perder rendimento. Primeiro, caiu de quinto para oitavo. Depois, passou a ser ultrapassado sucessivamente, chegando a ir aos boxes e dando indícios de abandono, embora tenha retornado à pista. Aproveitando a situação, Moreira ultrapassou o espanhol e chegou a figurar em oitavo, mas tirou o pé nas voltas finais, cruzando em 11º para selar a conquista histórica.

No pódio do GP de Valência, vitória de Guevara, com Holgado em segundo e Ortolá fechando em terceiro. Mas o grande destaque do dia estava algumas posições atrás: um jovem brasileiro fazendo o país vibrar com um título jamais alcançado por nomes de peso como Alex Barros e Eric Granado.

Após a prova, Moreira comemorou o título e falou à ESPN sobre a expectativa para retornar ao Brasil em 2026, quando Goiânia deve receber novamente uma etapa da MotoGP. O piloto lembrou do início da carreira na capital goiana e demonstrou entusiasmo:

“Desde pequenininho eu corria lá em Goiânia. É um circuito que eu sempre gostei, uma cidade também que acho muito bonita e muito segura. Então, com certeza ano que vem vai ser um final de semana muito legal, muito bonito, a minha família vai estar lá e muita gente que eu conheço vai estar presente lá. Acho que a pista está preparada para que a MotoGP venha, e vamos ver se a gente pode fazer uma corrida muito boa.”

Enquanto a Moto3 e a Moto2 encerraram suas temporadas, o Mundial de Motovelocidade continua neste domingo com a última etapa da MotoGP. A principal categoria acelera às 10h (horário de Brasília), fechando o calendário 2025.


Leia mais sobre: / Esportes