23 de dezembro de 2024
Destaque • atualizado em 26/02/2020 às 13:56

Brasil tem primeiro caso de coronavírus confirmado

Luiz Henrique Mandetta. (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
Luiz Henrique Mandetta. (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou que o exame da contraprova do homem de 61 anos, cujo teste preliminar apontou positivo para a presença do coronavírus, atestaram a infecção pelo coronavírus.

A contraprova do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, confirmou o resultado do teste inicial feito pelo Hospital Albert Einstein.

O Ministério da Saúde informou ainda que outras 20 pessoas são monitoradas com suspeita de Covid-19.

“É uma síndrome gripal, que se comporta mais agressivamente contra pessoas idosas, de 60, 70, 80 anos. As pessoas jovens são muito poupadas”, disse o ministro. “É um vírus novo. Vamos perceber agora como ele se comporta no hemisfério sul, num país tropical, em pleno verão”, acrescentou Mandetta.

O homem de 61 anos esteve em viagem de trabalho na Itália, entre 9 e 21 de fevereiro. Ele se hospedou na região da Lombardia, epicentro do coronavírus no país.

Ele desembarcou na última sexta-feira (21), em São Paulo, com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de doença Covid-19. “O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão”, disse nota divulgada pelo ministério na terça-feira (25).


Leia mais sobre: Brasil / Destaque