Depois de serem aprovados na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), 10 estudantes brasileiros do Ceará e de São Paulo foram selecionados para representar o Brasil em competições de astronomia do exterior.
Os representantes brasileiros na 11ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que será sediada na Tailândia, e na 9ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, que ocorre no Chile, foram selecionados entre 3 mil competidores de escolas públicas e privadas.
“No observatório, eles fazem toda uma revisão de manuseio de telescópio e de observação do céu do evento, por meio do planetário que simula o céu do dia, hora e local da olimpíada”, afirmou o coordenador nacional da OBA, o físico João Batista Garcia Canalle. Segundo ele, o treinamento começou no ano passado e agora está na reta final para as competições,
No caso da Olimpíada Latino-Americana, acrescentou Canalle, os alunos também constroem e lançam foguetes. “Tem provas de análise de dados, a gente vai fazer também com eles. Temos ainda exercícios específicos a partir de observações realizadas por astrônomos e ainda perguntas típicas da astronomia e da astrofísica, além de astronáutica”, disse.
A expectativa de Canalle é de que o País tenha bons resultados nas competições. “Como a nossa equipe está melhor preparada, temos expectativas mais positivas este ano”, completou.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: Brasil