09 de janeiro de 2025
Brasil

Brasil registra epidemia de febre chikungunya

A febre chikungunya já provoca epidemia no Brasil. Menos de um mês após a confirmação do primeiro caso de transmissão em território nacional, a doença alcança níveis altos em algumas cidades.

No município de Feira de Santana, na Bahia, 274 casos foram confirmados. Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, é possível afirmar que a cidade enfrenta epidemia. Ele se disse preocupado, e declarou que a evolução dos surtos é rápida por causa das características da doença.

O diretor atribui a velocidade de expansão da doença a dois fatores: perído de incubação, que vai de 2 a 12 dias, e por ser uma doença nova em território brasileiro, toda população é suscetível.

Até o dia 14 deste mês, foram registrados no 337 casos da infecção no país, dos quais 229 foram diagnosticados em pessoas que não fizeram viagem internacional para locais onde há registro de transmissão.

A grande maioria está no Estado da Bahia. Além de Feira de Santana, 7 casos foram registrados em Riachão do Jacuípe, outros 17 foram identificados em Oiapoque (AP), e 1 na cidade mineira de Matozinhos.

O Ministério da Saúde está preparando cartilhas para orientar médicos a fazer a diferenciação da doença por meio das manisfestações clínicas, já que ela é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue.


Leia mais sobre: Brasil