12 de setembro de 2024
Pedido de socorro • atualizado em 22/03/2022 às 12:20

Botão do pânico dá às mulheres de Goiânia nova ferramenta contra a violência

Novo recurso fornece às forças de segurança localização via GPS para acelerar o socorro às vítimas. Também estará disponível quiz para identificar mulheres que sofrem violência
Botão de pânico estará no app Prefeitura 24h. (Foto: Jackson Rodrigues)
Botão de pânico estará no app Prefeitura 24h. (Foto: Jackson Rodrigues)

Foi lançado nesta terça-feira (22) uma ferramenta conhecida como ‘Botão do Pânico’, que quer facilitar a denúncia de agressões contra a mulher goianiense. A nova tecnologia estará presente no aplicativo Prefeitura 24 Horas e acessível por qualquer smartphone.

Mulheres vítimas de violência que acionarem o botão do pânico serão atendidas pela Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana.

A ferramenta tem direcionamento via GPS. Com isso, as forças de segurança poderão agir mais rapidamente no socorro. Para evitar que os agressores vejam que a denúncia, somente a requerente terá acesso à informação, mediante cadastro prévio da medida protetiva encaminhada pelo Tribunal de Justiça.

No app também haverá um quiz para que a mulher possa identificar os tipos de violência doméstica. Ao respondê-lo, a mulher identificará se é ou não vítima de violência. Se for o caso, a usuária terá orientações para encaminhamento à rede de proteção. Pelo módulo, também será possível se inscrever nos cursos de capacitação oferecidos pela SMPM, de forma gratuita.

“Estamos trabalhando dia após dia na defesa da mulher. Esse é um meio de comunicação da mulher. Sabemos que, ao lançarmos esse botão de pânico, os agressores procurarão outro caminho, mas estaremos atentos a cada movimento que esses agressores fizerem, para que tomemos outras medidas e nos aproximemos dessas mulheres”, disse o prefeito Rogério Cruz.

O prefeito também mostrou preocupação com o número de mulheres vítimas de agressão que vivem em dependência financeira de agressores. Por isso, há o encaminhamento para cursos de capacitação.

“Muitas mulheres são agredidas e nós não conseguimos tirá-la das mãos do agressor, pois ela está na dependência financeiras. As nossas políticas públicas dão essa condição a ela, com capacitação de cursos, para que não dependa mais do homem agressor. Queremos dar o conforto para que ela tenha sua renda própria e moradia.

Veja o passo a passo

O Botão de Pânico é disponibilizado apenas a mulheres com medidas protetivas e atendidas pela Patrulha Mulher Mais Segura. Em caso de emergência, a vítima deve proceder da seguinte forma:

-Acessar o aplicativo Prefeitura 24 horas e efetuar o login. Caso não tenha uma conta, é possível se registrar na hora;
-Após login, clicar no botão “Pânico”.
-Após ativado, aparecerá a informação de que a Guarda Municipal foi acionada;
-A equipe da GCM mais próxima se deslocará até o local de ativação do botão;
-Um novo acionamento só será permitido após 15 minutos;
-Caso o botão seja ativado fora de Goiânia, aparecerá a informação “Ligar no 190”.


Leia mais sobre: / / Cidades

Comentários