O sonho continua. O Botafogo mostrou muita entrega para avançar de fase na Libertadores. Nesta quarta-feira (8), a equipe marcou no fim e arrancou empate por 1 a 1 com o Colo-Colo, no Estádio Monumental, no Chile. Emerson Silva marcou contra, e Rodrigo Pimpão deixou tudo igual e definiu a classificação para o Alvinegro.
No primeiro jogo, o Botafogo havia vencido por 2 a 1, no Engenhão. Assim, o gol marcado fora de casa foi decisivo para a vaga na terceira fase da Libertadores. Na próxima fase, o time carioca aguarda o vencedor de Olímpia-PAR ou Del Valle-EQU.
O JOGO
A estratégia traçada pelo técnico Jair Ventura passava diretamente pelo bom desempenho defensivo da sua equipe. A tática, porém, caiu por água no terceiro minuto de jogo, quando os chilenos se aproveitaram de uma falha da zaga para abrir o placar. Após cruzamento, Emerson Silva tentou cortar a bola e fez contra.
Apesar do gol sofrido no início do jogo, o Botafogo teve bom desempenho na primeira etapa. Após o baque, se organizou em campo e acumulou boas oportunidades para empatar o duelo. Villar “fechou” o gol e fez ao menos três boas defesas para manter a vitória parcial dos chilenos.
Após sofrer o gol com 3min de jogo, o Botafogo não tinha outra alternativa a não ser balançar a rede do adversário para ficar com a classificação.
Montado com um esquema tático defensivo, o time carioca demorou bastante a mudar. Jair Ventura só abriu mão de um dos volantes aos 18min do segundo tempo, quando sacou Airton para a entrada de Guilherme. Já Roger, o principal jogador da função, só entrou aos 30min da etapa complementar.
Aos 35 minutos do segundo tempo, Pimpão aproveitou rebote e marcou o gol que deu a vaga ao Botafogo.
COLO-COLO
Villar; Meza, Baeza e Barroso; Valdés (Morales), Pavez, Figueroa (Fierro), Fernandez e Véjar (Gonzáles); Rivero e Paredes. T.: Pablo Guede
BOTAFOGO
Gatito; Jonas, Marcelo, Emerson Silva e Victor Luiz; Airton (Guilherme), Lindoso (Roger), Bruno Silva e João Paulo; Montillo e Rodrigo Pimpão. T.: Jair Ventura
Gols: Emerson Silva (contra), aos 3min do 1º tempo; Rodrigo Pimpão, aos 35min do 2º tempo;
Cartões amarelo: Airton (B); Meza (C)
Estádio: Monumental, em Santiago, no Chile
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Leia mais sobre: Esportes