30 de dezembro de 2025
DESAPARECIMENTO

Bombeiros iniciam buscas por biólogo desaparecido há 22 dias na Chapada dos Veadeiros

Biólogo João Paulo, conhecido como “João Planta”, sumiu em Alto Paraíso; equipes usam imagens georreferenciadas para avançar nas buscas
Buscas por biólogo começaram nesta terça-feira em Alto Paraíso - Foto divulgação Corpo de Bombeiros
Buscas por biólogo começaram nesta terça-feira em Alto Paraíso - Foto divulgação Corpo de Bombeiros

Equipes do Corpo de Bombeiros iniciaram nesta terça-feira (30) as buscas pelo biólogo João Paulo Vaz da Silva, 27 anos, conhecido como João Planta, que está desaparecido em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, desde 8 de dezembro. As equipes estão buscando mais detalhes sobre locais prováveis por onde ele possa ter ido.

Como a região onde o jovem estava, chamada Cidade Alta, é vasta e muito acidentada, além de já terem se passado 22 dias e ocorrido muita chuva, é necessária uma referência mínima do rumo que João Paulo possa ter seguido.

As equipes estão fazendo imagens georreferenciadas de alguns pontos com base em informações de moradores e procurando quem possa ter dados mais precisos para aprofundar as buscas.

O jovem biólogo saiu de casa no dia 8 após ser procurado por dois rapazes estranhos que pediram ajuda para desatolar um veículo. Ele saiu sem levar documentos e deixou o celular carregando. No entanto, nem ele, nem os desconhecidos foram mais vistos.

Segundo os amigos, João Paulo não tem hábito de ficar tanto tempo sem indicar para onde foi. Os amigos dizem que ele não tem inimigos e é muito pacífico, mas foi vítima de um atropelamento no ano passado que motivou o registro de uma ocorrência por ele.

O desaparecimento do biólogo foi denunciado no dia 16 de dezembro na delegacia local. A falta de notícias desencadeou um protesto e mobilização intensa nas redes sociais, inclusive um apelo para que os bombeiros fizessem as buscas.

Na noite de segunda-feira (29), a corporação enviou uma nota ao Diário de Goiás dizendo que não havia “registro de acionamento do CBMGO para o desaparecimento em questão”.

Nesta terça, amigos do biólogo foram informados pela comandante local dos Bombeiros, tenente-coronel Gyovana da Cruz Martins, que eles foram acionados na segunda-feira.

Apelos por buscas

A falta de informações sobre as buscas angustiava familiares e amigos. Nas redes sociais eles fizeram apelos para o envolvimento dos Bombeiros pedindo que a corporação fosse marcada pelos seguidores.

A Delegacia de Alto Paraíso determinou sigilo na investigação sobre o caso, e a Polícia Militar, nesta terça (30), direcionou o assunto para a delegacia. Também nesta terça, uma fonte da região destacou que correm rumores sobre diligências da delegacia de Alto Paraíso a respeito da investigação do desaparecimento.


Leia mais sobre: / / / / / / Cidades