19 de novembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:03

Bombeiros desenvolvem ações de prevenção a afogamentos durante férias escolares

Palestras e demonstrações serão realizadas a crianças pelo Bombeiros. (Foto: CBMGO)
Palestras e demonstrações serão realizadas a crianças pelo Bombeiros. (Foto: CBMGO)

Com o mês de julho se aproximando e, com isso, as férias escolares, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) desenvolverá ações voltadas para prevenção de acidentes e afogamentos em todo o Estado. Serão ministradas palestras e demonstrações voltadas para o público infantil.

A primeira unidade escolar a receber os bombeiros será o Colégio Marista, nesta terça-feira (14), a partir das 9h. A ação faz parte da 42ª Operação Férias Turista Seguro 2016 e tem como objetivo sensibilizar a população sobre os riscos de afogamento, além de fazer o trabalho preventivo, com orientações sobre como aproveitar rios, lagos e piscinas com segurança.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 1.100 crianças morrem todos os anos no Brasil vítimas de afogamento. Desta forma, o afogamento se mantém como a segunda causa geral de morte de crianças entre cinco e nove anos. As ações do Corpo de Bombeiros visam reduzir o número de vítimas este ano.

Ainda segundo os Bombeiros, é fundamental que a criança tenha a supervisão de um adulto para evitar o afogamento em caso de viagens para locais que tenham rios, lagos e piscinas. No entanto, a atenção dos pais e responsáveis deve ser contínua também em casa, principalmente com bebês.

“Em casa, por exemplo, é importante lembrar que apenas três dedos de água em um balde esquecido na cozinha já representam perigo significativo para crianças que está começando a andar. Elas têm a cabeça mais pesada e gostam de brincar com água, podem se virar e não conseguem voltar”, informa o CBMGO.

Além disso, os adultos deverão ser atentos ao uso de colete salva-vidas, esvaziar e armazenar em locais altos os baldes, bacias e banheiras após o uso, fechar vasos sanitários e banheiros, tampar ou esvaziar os tanques e esvaziar piscinas infantis.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades