07 de agosto de 2024
Experiência • atualizado em 24/08/2023 às 12:03

Bombeiro do estado de Goiás retorna de missão humanitária no Canadá

O país viveu uma temporada recorde de incêndios florestais em 2023; com 14 milhões de hectares queimados, o dobro do último recorde, de 1989. Cerca de 140 mil km quadrados de terra, uma área equivalente ao estado do Amapá, foram destruídos em todo o país
A missão humanitária brasileira de apoio ao Canadá reuniu um total de 104 especialistas brasileiros. Foto: Divulgação.
A missão humanitária brasileira de apoio ao Canadá reuniu um total de 104 especialistas brasileiros. Foto: Divulgação.

Após um mês de combate aos incêndios florestais no Canadá, o Tenente Junio França volta para casa com uma bagagem de conhecimento e experiência. O militar, especialista em combate a incêndios florestais, se apresenta nesta quinta-feira, 24, às 14 horas, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás — CBMGO, no Jardim América.

Ele integrou a missão humanitária brasileira de apoio ao Canadá, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, que reuniu um total de 104 especialistas brasileiros. O país viveu uma temporada recorde de incêndios florestais em 2023; com 14 milhões de hectares queimados, o dobro do último recorde, de 1989. Cerca de 140 mil km quadrados de terra, uma área equivalente ao estado do Amapá, foram destruídos em todo o país. Milhares de pessoas perderam tudo e foram obrigadas a sair de casa.

Leia também: Corpo de Bombeiros realiza exposição no Passeio das Águas Shopping

Com a experiência vivida no Canadá, o Tenente Junio França trouxe novos conhecimentos para o Corpo de Bombeiros de Goiás. Esses conhecimentos serão úteis para melhorar o desempenho dos bombeiros goianos no combate aos incêndios florestais, que são um grande desafio ambiental e social.Missão humanitária

Missão humanitária

A missão humanitária brasileira contou com a participação de profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Força Nacional de Segurança Pública e diversas Corporações de Bombeiros Militares de estados brasileiros, incluindo Goiás.

Leia também: Bombeiro goiano integra missão humanitária de combate a incêndios florestais no Canadá


Leia mais sobre: / Notícias do Estado / Variedades

Comentários