23 de novembro de 2024
Política

Bolsonaro volta a falar em fraude nas eleições americanas e diz que Brasil pode ter problema pior em 2022

Presidente dá entrevista ao deixar Planalto. (Foto: Reprodução)
Presidente dá entrevista ao deixar Planalto. (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer nesta quinta-feira (7) que houve fraude nas eleições americanas, vencidas pelo democrata Joe Biden.

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro endossou o discurso, sem provas, do presidente americano Donald Trump, um de seus principais aliados. A fala se deu horas depois do Congresso certificar Biden como vitorioso.

“O pessoal tem que analisar o que aconteceu nas eleições americanas agora. Basicamente, qual foi o problema, a causa dessa crise toda? Falta de confiança no voto. Lá o pessoal votou e potencializaram o voto pelos correios por causa da tal da pandemia e houve gente que votou três, quatros vezes. Mortos votaram. Foi uma festa lá. Ninguém pode negar isso daí”, afirmou.

Bolsonaro também citou o bloqueio das contas de Trump em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram. “Ontem, nos Estados Unidos, bloquearam o Trump nas mídias sociais. Um presidente eleito, ainda presidente, tem suas mídias bloqueadas”, criticou.

O presidente brasileiro, ao contrário de várias lideranças pelo mundo, como o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, o presidente francês Emmanuel Macron, entre outros, evitou repudiar a invasão do Capitólio por apoiadores de Trump.

Para Bolsonaro, se o Brasil não retornar com o voto impresso, cenas piores podem ser vistas por aqui nas próximas eleições. “Se nós não tivermos o voto impresso em 22, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos”, comentou.


Leia mais sobre: / / / Destaque 2 / Política