23 de dezembro de 2024
Política

Bolsonaro volta a desafiar governadores a zerar ICMS de combustíveis

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro voltou a desafiar os governadores a cortarem os impostos estaduais que incidem sobre os combustíveis. A fala, dita em entrevista ao Brasil Urgente, na Bandeirantes, foi semelhante à do início do ano passado.

“Eu topo zerar todos os impostos federais dos combustíveis. Eu topo. Se os governadores fizerem a mesma coisa, eu topo”, disse Bolsonaro.

O presidente citou, em seguida, o governador de São Paulo, João Doria. “Eu zero hoje os (impostos) federais se o Doria zerar os impostos dos combustíveis”, destacou.

Antes, ele havia dito, sem citar Doria, que chefes de Executivos estaduais estavam elevando a carga tributária. “Tem governador que está aumentando ICMS. Quando você aumenta ICMS de combustível, reflete em tudo. Tudo tem frete em cima disso aí”, afirmou.

Ao ser questionado sobre um controle maior dos preços dos alimentos e da cesta básica, ele disse que isso não está sendo cogitado. “Não existe tabelamento de preços, pois quando você faz isso os produtos somem da prateleira”, disse o presidente.

Ainda durante a entrevista, Bolsonaro ressaltou as medidas que adotou para tentar conter a alta nos preços dos alimentos e voltou a criticar Doria. “Nós zeramos tarifas para importar produtos, como o arroz, enquanto o Doria aumentou os impostos dos combustíveis. Esse aumento reflete no aumento de preços de diversos produtos”, destacou.


Leia mais sobre: / / Destaque / Política