Em mais uma demonstração de que o relacionamento com a Rede Globo não é dos melhores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a falar sobre a renovação da concessão da emissora.
Durante o encontro que sempre faz com apoiadores no cercadinho do Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (22), o chefe do Executivo disse que a ‘Globo tem encontro comigo ano que vem’.
“A Globo tem encontro comigo ano que vem. Encontro com a verdade. Não vou perseguir ninguém. Tem que estar com as certidões negativas em dia, um montão de coisas aí”, frisou.
O gestor fez ainda uma comparação com o trabalho de um militar quando é inspecionado. Bolsonaro é capitão do Exército e disse que a Globo tem que tá ‘arrumadinha’.
“Igual à parada matinal: tem que estar arrumadinho. Ela e qualquer outra empresa”, disse.
Jair Bolsonaro vive em clima de adversidade com alguns veículos de comunicação, em 2019, numa live, o presidente havia ameaçado a concessão da Globo depois que o Jornal Nacional exibiu uma matéria acerca do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro.
“Temos uma conversa em 2022. Eu tenho que estar morto até lá. Porque o processo de renovação da concessão não vai ser perseguição. Nem pra vocês nem pra TV nem rádio nenhuma. Mas o processo tem que estar enxuto, tem que estar legal. Não vai ter jeitinho pra vocês, nem pra ninguém”, disse à época Bolsonaro.
Logo depois, já em meio à pandemia da covid-19 e a cobertura da emissora, Bolsonaro voltou a criticá-la e a falar sobre concessão.
“Não vou dar dinheiro para vocês. Globo, não tem dinheiro para vocês. Em 2022… Não é ameaça não. Assim como faço para todo mundo, vai ter que estar direitinho a contabilidade, para que você [Globo] possa ter sua concessão renovada. Se não tiver tudo certo, não renovo a de vocês nem a de ninguém”, pontuou.
Após as falas de Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, a Rede Globo não o respondeu até o fechamento deste texto.
Leia mais sobre: Concessão / Globo / Jair Bolsonaro / Política