O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e principal concorrente à reeleição de Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições em 2022 concedeu uma entrevista contundente nesta quarta-feira (11/08) para uma rádio do Rio Grande do Sul e publicou um trecho em suas redes sociais. O petista cravou que o capitão da reserva quer confusão em torno do voto impresso semelhante à que o ex-presidente norte-americano Donald Trump fez às vésperas do pleito nos Estados Unidos.
“Quando o atual presidente fica dizendo que não vai aceitar o resultado, que se for voto eletrônico, ele não confia, que ele quer o votinho no papel. Quando ele fica dizendo isso ele está tentando preparar o seguinte: aquilo que o Trump preparou nos Estados Unidos, ele quer tentar preparar uma confusão e nós não vamos aceitar confusão”, disparou. Às vésperas das eleições norte-americanas, Donald Trump disparou que o pleito seria fraudado, insistindo durante todo o processo e até mesmo depois, sem nunca ter provado suas acusações. O republicano sequer participou da cerimônia de posse de seu sucessor, o democrata Joe Biden.
Para Lula, Bolsonaro quer fazer o mesmo em terras tupiniquins pois sabe que irá perder o pleito. “Escute o que eu estou te falando, ele vai perder as eleições, inclusive no Rio Grande do Sul, ele vai perder as eleições. Ele vai ter que entregar a faixa para quem ganhar. Ora, se ele não quiser entregar, o povo vai entregar, até porque não vai ser o primeiro presidente que não quer entregar a faixa”, lembrando que o último presidente do período militar, Castello Branco não participou da cerimônia de posse de José Sarney, do MDB.
Se Bolsonaro quiser fazer o mesmo, não haverá problemas para o petista. “Não tem problema nenhum, se quiser sair pela porta dos fundos, que saia. Se quiser fazer uma motociata que faça, sabe, mas o dado concreto é que a faixa de presidente da República, trocará de pescoço”, disparou.