24 de novembro de 2024
Destaque

Bolsonaro tem que parar de brigar com a ciência e ‘fechar a boca’, afirma Lula

Lula disparou contra a gestão Bolsonaro (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Lula disparou contra a gestão Bolsonaro (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Para o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o atual chefe do executivo brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido) tem de parar de brigar com a ciência, evitar falar com seus colegas ‘milicianos’. “Deixe de ser ignorante, presidente”, disparou. O atual mandatário deve ouvir as autoridades sanitárias e passar a ter uma condução responsável da pandemia. 

Lula concedeu na noite desta quinta-feira (01º/04) entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, ex-crítico dos governos petistas. “Eu espero que o Bolsonaro esteja assistindo esse programa para o Bolsonaro saber que não tem jeito se não houver um salário emergencial de 600 reais até terminar essa pandemia e essa pandemia só vai terminar quando tiver vacina para todo o mundo. Deixe de ser ignorante, presidente! Pare de brigar com a ciência. Pare de tentar falar com seus milicianos. Fale para 220 milhões de pessoas e faça o seguinte: quando tiver vacina para todo o mundo e todo mundo vai voltar a trabalhar com máscara, álcool em gel, com local de trabalho higienizado. A gente vai ter menos gente no hospital, menos mortes e a economia vai voltar a crescer e o Estado tem condições de fazer financiamento”, disparou.

Para o ex-presidente, Bolsonaro tem conduzido à pandemia sem qualquer responsabilidade e vem ‘brincando com a saúde’ e ‘inventando’ remédios, se referindo ao lobby que o presidente faz em torno da ivermectina e da hidroxicloroquina, componentes milagrosos do kit-covid. “Eu queria expressar a minha solidariedade aos 12 milhões de casos no Brasil e os 320 mil mortos. Somente ontem [quarta], morreram quase 4 mil pessoas. Queria expressar minha solidariedade às famílias dos mortos e ao pessoal da saúde. Nós estamos vivendo um genocídio praticado pela irresponsabilidade de um único homem. Que brinca com a saúde, que inventa remédio”, pontuou.

Por fim, Lula deu o recado e disparou: Bolsonaro tem que calar a boca. “Queria aproveitar a Bandeirantes para mandar um recado: Bolsonaro, quando é que você vai assumir a responsabilidade, parar de brincar e governar o país? Fecha a boca Bolsonaro. Deixa os médicos falar por você. Da mesma forma que você não sabe falar sobre economia, não fale sobre saúde. Deixa o pessoal do SUS, deixa o seu ministro falar, os governadores, os prefeitos”.

Péssima gestão diplomática

Lula pontuou que durante sua gestão à frente do governo federal, conduziu crises como a provocada em 2008. Junto com o então presidente dos Estados Unidos, o republicano George Bush, ele montou o G20 que procurava naquele momento agrupar vários países para em conjunto, salvarem a economia. “Eu fui o único presidente da história do Brasil que participou de todas as reuniões do G8. Eu e o Bush, na verdade o Bush, criamos o G20 para tentar salvar a economia. Porque os líderes dos países não se reúnem agora para discutir covid-19? Porque não transformam a vacina num bem da humanidade que garante que todo e qualquer cidadão de qualquer país do mundo vai receber a vacina?” indagou antes de completar: “O que tá faltando é dirigente para tomar decisão”, destacou.

Lula também aproveitou para destacar o isolamento que o Brasil vive no contexto global. “Lamentavelmente, a gente tem um presidente que não consegue conversar com outros presidentes. Ele jogou todas as fichas no Trump [Donald, ex-presidente dos Estados Unidos]. Ele colocou um Ministro das Relações Exteriores [se referindo ao ex-chanceler Ernesto Araújo], que eu nunca vi ninguém mais bruto, mais ignorante e menos diplomático”, disse.


Leia mais sobre: Destaque