54% dos entrevistados em pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira (16/03) no jornal Folha de São Paulo avaliam que o desempenho do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) na gestão da crise provocada pelo coronavírus tem sido ruim ou péssima. O índice aumentou, haja vista, que no levantamento anterior, 48% reprovam a gestão do presidente.
O levantamento mostra que 33% consideram ótima ou boa a condução de Bolsonaro frente à pandemia. Em janeiro, o índice era de 26%. A pesquisa nacional ouviu 2.023 pessoas entre os dias 15 e 16 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos.
De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro é o principal culpado pela situação da crise sanitária no país.17% consideram que os governadores são os principais culpados. 9% consideram que são os prefeitos e 6% acham que é a população. 5% dos entrevistados consideram que todos tem sua parcela de culpa.
Nesta terça-feira (17/03), o Brasil ultrapassou as 282 mil mortes acumuladas pela Covid-19, a Fiocruz anunciou que o país passa por um “colapso sanitário e hospitalar”. O monitoramento feito pela Instituição mostra que 24 estados e o Distrito Federal estão com leitos de UTI igual ou superior a 80%. Outros 15 estados estão com situação mais alarmante: 90% de ocupação dos leitos, incluindo Goiás.
Leia mais sobre: Jair Bolsonaro / pesquisa datafolha / rejeição bolsonaro / Destaque