O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (12) que contatou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para colocar o Brasil na lista dos países que vão testar o spray EXO-CD24, medicamento experimental contra o câncer, que agora é avaliado contra o coronavírus.
No Twitter, o presidente afirmou que o medicamento “vem obtendo grande sucesso no tratamento da covid-19 em casos graves”. Na quinta-feira (11), ele já havia dito que pretende organizar a documentação para enviar o pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para incluir o Brasil na fase 3 de testes
Pesquisadores do Ichilov Hospital, em Tel Aviv, afirmaram que o spray EXO-CD24 foi eficaz no tratamento da covid-19 em 29 de 30 pacientes, num ensaio clínico preliminar.
O medicamento é desenvolvido por Nadir Arber, do Centro Integrado de Prevenção do Câncer, e reduziu o tempo de recuperação dos infectados pelo coronavírus para cinco dias.
Como o ensaio ainda é reduzido, sem base comparativa com pacientes que receberam outra substância, e sem dados mais robustos, como idade dos participantes, as conclusões são incipientes.
Leia mais sobre: Jair Bolsonaro / Brasil