Irritado com o aumento dos preços dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro (PL) propôs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o presidente, os diretores e o conselho administrativo e fiscal da Petrobras.
“Conversei há poucos minutos com o Arthur Lira [presidente da Câmara dos Deputados], ele está neste momento reunido com líderes partidários. A ideia nossa é propor uma CPI para investigar o presidente da Petrobras, os seus diretores e também o conselho administrativo e fiscal”, afirmou Bolsonaro, em entrevista à rádio Meio Dia Rio Grande do Norte.
“É traição para com o povo brasileiro. O presidente, seus diretores e seu conselho traíram o povo. O lucro da Petrobras é algo estúpido. Ela lucra seis vezes mais que a média das petroleiras de todo o mundo. Petroleiras fora do Brasil reduziram margem de lucro para atender aos anseios da sua população num momento de crise”, completou.
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro clama para que Petrobras não faça novos reajustes
LEIA TAMBÉM: Confira dez postos de combustíveis que vendem gasolina a menos de R$ 7,00
LEIA TAMBÉM: Após aumento dos combustíveis, goiano que lidera movimento dos caminhoneiros ameaça greve
Integrantes da oposição, como o líder da Minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), aprovaram a ideia. “Por melhores preços dos combustíveis e atendendo a pedidos do próprio presidente da Câmara, nós do PT vamos iniciar o processo para que seja instalada no Congresso Nacional uma CPI da Petrobras. Não podemos deixar que o povo sofra ainda mais com tanto aumentos, enquanto os diretores da Petrobras e acionistas ganham lucros exorbitantes”, disse o petista, segundo o portal Metrópoles.
Nas redes sociais, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também se mostrou a favor da CPI da Petrobras. “De CPI eu entendo. Sou o primeiro a propor! Em um breve roteiro já podemos: investigar a Petrobras, que integra o governo, depois investigar os presidentes da Petrobras, que Bolsonaro mesmo nomeou, e vamos chegar a resposta que… A responsabilidade é do próprio Bolsonaro”, escreveu.
Leia mais sobre: Gasolina / Jair Bolsonaro / Petrobras / Geral