23 de dezembro de 2024
Destaque 2 • atualizado em 01/02/2021 às 20:36

Bolsonaro posta foto ao lado de Pacheco para comentar eleição no Senado: “em cédula de papel”

Bolsonaro ao lado do novo presidente do Senado, Fernando Pacheco. Ele aproveitou para fazer lobby ao voto impresso.
Bolsonaro ao lado do novo presidente do Senado, Fernando Pacheco. Ele aproveitou para fazer lobby ao voto impresso.

Defensor do retorno do voto impresso para os pleitos eleitorais, o presidente da República, Jair Bolsonaro foi ao Twitter no começo da noite desta segunda-feira (01/01) comentar o resultado da eleição no Senado Federal que findou com o candidato que apoiava como vencedor: o senador da República, Fernando Pacheco obteve 57 votos e derrotou Simone Tebet, do MDB que teve 21 votos. Bolsonaro pontuou que a eleição se deu em “cédula de papel”.

– Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22.

Eleito deputado federal e presidente por meio do voto eletrônico, Bolsonaro não perde a oportunidade de questionar o processo eleitoral atual em que se utiliza as urnas eletrônicas alegando possibilidade de fraudes, mesmo sem nunca ter apresentado alguma prova que justifique suas alegações. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já explicou como se dá todo o processo sistemático em torno das apurações e que se trata de algo seguro e eficaz. 

Pacheco foi escolhido por Davi Alcolumbre (DEM-AP) para sucedê-lo na presidência. O apoio de Alcolumbre foi fundamental para a eleição de Pacheco, dada a simpatia de líderes de diversos partidos pelo então presidente da Casa. A proximidade de Alcolumbre com o presidente Jair Bolsonaro, com lideranças governistas, como PP, PSD e Republicanos, e de oposição, como PT e PDT, assegurou um apoio abrangente a Pacheco.


Leia mais sobre: / / Brasil / Destaque 2