O atual presidente Jair Bolsonaro (PL), já bateu o martelo sobre a sua decisão em relação a passagem da faixa presidencial ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro de 2023, na cerimônia de posse. De acordo com o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, o presidente comunicou aos seus aliados, na última quinta-feira (15), que não pretende passar a faixa para Lula.
Segundo Amado, a decisão final de Bolsonaro se baseou no argumento de que o ato de entregar a faixa presidencial ao oponente do PT seria bastante criticado por seus aliados. Ao ser encorajado a fazer o contrário e comparecer na cerimônia de posse, com a finalidade de demonstrar que apoia e se compromete com a democracia, o presidente se limitou a dizer que a ação não mudaria a opinião dos adversários sobre ele.
Até o momento, Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a mudança e desocupação do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Por regra, Bolsonaro tem até o dia 1º de janeiro para desocupação.
Leia mais sobre: Política