22 de dezembro de 2024
Contrariado

Bolsonaro criticou Lula por “vestir a faixa presidencial antes da hora”, diz colunista

Atual presidente não ficou satisfeito com o fato de o petista ter decidido ir à COP27, no Egito, e o chamou de "usurpador"
Lula e Bolsonaro durante debate (Foto: Reprodução/Band TV)
Lula e Bolsonaro durante debate (Foto: Reprodução/Band TV)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não ficou satisfeito com o fato de Lula (PT), que o derrotou nas eleições, decidir ir à COP27, a conferência sobre meio ambiente realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no Egito.

De acordo com o colunista Josias de Souza, do UOL, o atual presidente, durante conversa com auxiliares, criticou o petista por “vestir a faixa presidencial antes da hora” e o chamou de “usurpador”. Na visão de Bolsonaro, Lula usará a ocasião para “falar mal do Brasil”.

A COP27 começou neste domingo (06/11) e vai até o dia 18 de novembro. O presidente eleito deve comparecer durante a segunda semana. Na campanha, ele deu prioridade à pauta climática e ao resgate da credibilidade internacional do país.

LEIA TAMBÉM: Tibúrcio avalia participação de Lula na COP27 como uma oportunidade para o agronegócio goiano

Em seu discurso de abertura do evento, ministro egípcio das Relações Exteriores, Sameh Shoukry, que preside os trabalhos, afirmou que “todos os tipos de evidência mostram, sem dúvida, que a mudança climática é uma ameaça real para a vida das pessoas”.

“A ciência comprova que o caminho de desenvolvimento que a humanidade endossou desde a Revolução Industrial até recentemente, não é mais sustentável, e que, se continuarmos sem nenhuma mudança radical, as gerações futuras certamente enfrentarão consequências mais graves do que aquelas testemunhadas pelas gerações atuais”, acrescentou.


Leia mais sobre: / Brasil