07 de agosto de 2024
Desabafou • atualizado em 16/06/2022 às 20:11

Bolsonaro clama para que Petrobras não faça novos reajustes

Bolsonaro dispara contra cúpula da Petrobras e diz que se houver novos reajustes, entenderá que trata-se de "interesse político"
Bolsonaro, em live, nesta quinta-feira, dispara contra cúpula da Petrobras (16/06)
Bolsonaro, em live, nesta quinta-feira, dispara contra cúpula da Petrobras (16/06)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (16/06) que a Petrobras já não é mais dos brasileiros e hoje pertence aos “fundos de pensão fora do Brasil”. Também disse que chegou ao “seu conhecimento” que os reajustes vinculados ao Preço de Paridade Internacional (PPI) não precisam ser atualizados de imediato. “Então ela pode esperar vários meses e depois de vários meses a gente pega as variações do dólar e faz uma conta de chegada que é abatida na conta do Governo Federal”, explicou.

Durante a tradicional live desta quinta-feira, Bolsonaro disparou contra o atual conselho da companhia, dizendo que se houverem novos reajustes, ‘entenderá’ que existe motivação política. “Eu espero que a Petrobras não queria aumentar o diesel e a gasolina nesses dias que estamos negociando com o parlamento. Eu só posso entender que seria um reajuste da Petrobras interesse político para atingir o governo federal”, disparou.

LEIA TAMBÉM: Medidas para conter preços de combustíveis da Petrobras enfrentam obstáculos

“Espero que até semana que vem, a gente legalmente troque o presidente da Petrobras e aplicar aquilo que chegou ao meu conhecimento eu não vi no papel, mas a questão da PPI não precisa reajustar imediatamente”, pontuou. Falta, no entanto, o Conselho da Petrobrás se reunir para validar o nome do novo presidente da companhia, o jornalista Caio Mário Paes de Andrade.

Bolsonaro disse que os preços da petrolífera não precisam ser atualizados à reboque do mercado internacional. Há um prazo para isso. “A Petrobras podia fazer isso aí cumprindo a questão da PPI mas há um interesse enorme dos minoritários, que eu não consigo explicar, não vou cometer nenhuma injustiça porque o presidente da Petrobras e os diretores tenham essa sanha de imediatamente reajustar o preço dos combustíveis para atender eu não sei ao que. Se é interesse da empresa? Dos minoritários? Do fundo de pensão estrangeiros?”, indagou.

O presidente pontuou os esforços que seu governo anda fazendo junto ao Congresso Nacional para diminuir os preços dos combustíveis. “Acabamos de diminuir a margem de lucro por lei, legal. Vamos sancionar a questão dos governadores. Da nossa parte vamos diminuir o PIS/Cofins da gasolina dá 79 centavos. O ICMS em média 30% cai para 17%. Dá mais ou menos uma redução de 2 reais no preço da gasolina. Até semana que vem eu espero receber a PEC do parlamento. Mais ou menos”, destacou. Especialistas, no entanto, são menos otimistas.


Leia mais sobre: Brasil

Comentários