23 de dezembro de 2024
Líderes

Bolsonaro cancela agenda com presidente de Portugal após saber de encontro com Lula

Principais veículos da imprensa portuguesa também repercutiram cancelamento
Bolsonaro teria ficado irritado com situação. Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República/Divulgação
Bolsonaro teria ficado irritado com situação. Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República/Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não irá mais encontrar o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em evento que aconteceria nesta segunda-feira (4/7). Pelo menos é o que diz a agenda oficial. Isso aconteceu, pois, de acordo com o colunista Lauro Jardim, Bolsonaro teria se irritado por Marcelo também ter agenda com o ex-presidente Lula (PT), em São Paulo neste domingo (3).

Em entrevista à CNN Brasil, Bolsonaro chegou a confirmar o cancelamento da agenda devido à reunião de Rebelo com o petista.​ Na imprensa portuguesa o assunto também foi amplamente divulgado. Em um dos principais jornais do país, o Jornal de Notícias, a notícia cita tanto Bolsonaro, quanto Lula, e a possível insatisfação do atual presidente brasileiro com a situação.

Além disso, a matéria traz que “segundo sondagens de intenção de voto, Lula da Silva mantém ampla vantagem sobre Jair Bolsonaro e pode até vencer as eleições na primeira volta”. Outros portais como O Observador, RTP, Diário de Notícias também veicularam a informação.

Ainda sobre a visita do presidente de Portugal, a segunda em menos de um ano, ele também tem encontro marcado com o ex-presidente Michel Temer (MDB) e a possibilidade de falar com o também ex-presidente, o tucano Fernando Henrique Cardoso. Marcelo Rebelo disse, inclusive, sobre a situação, que, “quem convida é quem pode decidir se mantém ou não o almoço”.

Vale lembrar que, diferente de Marcelo, Bolsonaro não visitou Portugal durante seu mandato, assim como fizeram todos os outros presidentes desde a redemocratização, com exceção de Itamar Franco.


Leia mais sobre: / / Política