Para sustentar uma fake news sobre uma idosa que teria morrido após detenção da Polícia Federal a partir dos atos antidemocráticos e terroristas do último domingo (08), bolsonaristas foram a um banco online de imagens e retiraram a foto de uma senhora que faleceu em outubro do ano passado, vitima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Com informações do Uol Notícias.
A foto foi feita em 2018 pelo marido da neta de Deolinda Tempesta Ferracini, que aparece sorridente para o clique. Foi Edu Carvalho, 29 anos, quem a fotografou. Fotografo de famílias, casais, gestantes e crianças ele disponibilizou 27 fotos da senhora numa plataforma de imagens.
A imagem desde segunda-feira (09) tem sido disseminada em redes bolsonaristas. A deputada Bia Kicis (PL-DF) ajudou a dar coro ao compartilhar a mentira que afirmava sobre a idosa morta após ser presa no acampamento golpista em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília. A PF, claro, desmentiu.
Não foi a primeira vez que uma foto de Deolinda foi utilizada para uma fake news. Durante a pandemia, bolsonaristas buscaram no mesmo banco de imagens uma foto dela para elaborar uma mentira sobre a Covid-19, relembra Edu, ao Uol.
Leia mais sobre: Política