Circula nas redes sociais um vídeo, no mínimo curioso, envolvendo um grupo de manifestantes bolsonaristas no centro histórico de Porto Alegre. O grupo que resiste em aceitar o resultado das urnas que deu a vitória ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), que pleiteava a reeleição.
As imagens mostram pessoas que apontam lanternas para o céu, usando uma espécie de código, na tentativa de comunicar com alguém. Nas cenas, uma mulher grita: “Olha para nós, general!”. Em um painel de led também apontado para o céu, no centro da roda dos manifestantes bolsonaristas, lia-se “SOS”. Todos os manifestantes tinham uma estética bolsonarista, vestidos com camisetas da seleção brasileira e usando a bandeira do Brasil sobre os ombros.
Pergunta :
— Altair Tavares (@altairtavares) November 21, 2022
Mandando mensagem em SOS pra quem ? pic.twitter.com/FvSSgbbErh
O silêncio do presidente Jair Bolsonaro tem surpreendido até mesmo os assessores mais próximos. Desde a derrota no segundo turno apenas duas declarações curtas foram concedidas, uma reconhecendo a derrota e outra para pedir que manifestantes bolsonaristas não bloqueassem as rodovias. Ele também participou de um encontro com o Supremo Tribunal Federal (STF) antes de recolher-se novamente ao silêncio.
O silencio do presidente é interpretado pela ala mais radical bolsonarista, que inclui a figura polêmica da deputada Carla Zambelli (PL) e o foragido blogueiro Allan dos Santos, como uma mensagem para provocar o caos social na esperança de despertar nas forças armadas uma reação intervencionista.
Um mundo paralelo, que coloca todo o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas em xeque, com objetivo único de impedir a posse de um candidato eleito democraticamente, uma dissociação cognitiva que produziu e produz as cenas mais bizarras vistas mundialmente!