Eleito duas vezes prefeito de Senador Canedo e desde 2018 senador da República por meio das urnas eletrônicas, o empresário Vanderlan Cardoso (PSD-GO) decidiu elevar o tom e entrar na onda de bolsonaristas que questionam o processo eleitoral. Em suas redes sociais, neste sábado (12/11), o parlamentar anunciou que assinou pedido de investigação “nas urnas eletrônicas”.
Assim como os senadores bolsonaristas Eduardo Girão (Podemos-CE) e Luis Carlos Heinze (PP-RS), Vanderlan Cardoso entra num grupo com outros 15 parlamentares que assinam o pedido de abertura de inquérito, direcionado ao Procurador Geral da República, Augusto Aras.
A solicitação é que o Ministério Público determine investigação completa das supostas inconsistências apresentadas nas urnas eletrônicas. “O ato democrático de maior relevância é o voto, e não pode pairar dúvidas nesse processo. E a população merece uma explicação, e não pode ter cerceado o seu direito de questionar. A dúvida é o pior dos cenários nessa ocasião”, salientou Vanderlan.
O pedido foi comemorado pelo candidato derrotado ao Governo de Goiás, deputado federal Major Vitor Hugo que reagiu com emoji de palmas à postagem do parlamentar. Vanderlan Cardoso o apoiou na disputa presidencial e tornou-se, ao longo dos últimos quatro anos, aliado de primeira hora do presidente derrotado, Jair Bolsonaro (PL).
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Jair Bolsonaro / Urnas Eletrônicas / Vanderlan Cardoso / Política