A fila de espera do Programa Bolsa Família foi zerada pela terceira vez em Goiás. Segundo informações da Rádio Rio Vermelho, até o fim de agosto, 20 mil e 700 famílias goianas que estavam inscritas no Cadastro Único irão receber o benefício pela primeira vez. São mais de 46 milhões de reais que serão injetados na economia local.
O governo federal tem aperfeiçoado os mecanismos de controle e fiscalização do programa. A partir da fiscalização, pessoas que tinham renda maior que a declarada foram excluídas do programa, abrindo espaço para quem se enquadra nas regras, mas aguardava na fila.
Quando receber o benefício
Para saber o dia em que poderá sacar o dinheiro, o beneficiário deve ficar atento ao seu Número de Identificação Social, o NIS, que está impresso no cartão do programa. Os que terminam com o número 1, podem sacar no primeiro dia de pagamento; os com final 2 no segundo dia e assim por diante. Para consultar o dia de pagamento é só acessar a página do Ministério do Desenvolvimento Social no Facebook, no endereço facebook.com/mindesenvolvimentosocial e clicar na aba Calendário – Bolsa Família. O benefício fica disponível para saque por até 90 dias. Para dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone 0800 707 2003.
Programa Criança Feliz
Além do Bolsa Família, outra ação que deve beneficiar as famílias, é o Programa Criança Feliz. As visitas domiciliares já começaram em 146 municípios de 10 estados. Os visitadores vão mostrar aos pais as melhores formas de estimular o desenvolvimento dos filhos. De acordo com estudos, crianças bem estimuladas no início da vida têm melhores condições de vencer a pobreza. Para o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, essa é outra ação importante para criar portas de saída dos programas sociais.
Leia Mais:
- Municípios têm até 18 de agosto para aderir ao Programa Criança Feliz
- Governo lança programa para acompanhamento de crianças na primeira infância
- Beneficiários do Bolsa Família receberão R$ 2,4 bilhões até o fim do mês
Leia mais sobre: Cidades