27 de dezembro de 2024
Cidades

Bolsa Família: Beneficiários devem fazer cadastro até hoje, 16

Os beneficiários do Bolsa Família e demais programas sociais do governo federal, em todo o território nacional, que não atualizarem os dados no Cadastro Único (CadÚnico) poderão ter o benefícios suspenso. O prazo para atualização dos dados de beneficiários que não se recadastraram nos últimos dois anos termina nesta sexta-feira (16).

 

Para fazer a revisão do cadastro, um responsável da família deve apresentar a Carteira de Identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor e um comprovante de residência. As famílias indígenas e quilombolas devem apresentar o Registro de Certidão Indígena.

Além disso, a pessoa também deve apresentar a certidão de nascimento e cartão de saúde das crianças menores de seis anos. Já o comprovante escolar é obrigatório para todos os beneficiários entre seis e 17 anos. A revisão cadastral é obrigatória e deve ser feita todos os anos pelas prefeituras dos municípios e Distrito Federal.

O CadÚnico é a forma com que o governo federal identifica potenciais beneficiários de programas sociais como Bolsa Família, Projovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Beneficiários dos programas também têm isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos que sejam no âmbito do poder executivo federal.


Leia mais sobre: Cidades