24 de novembro de 2024
Brasil • atualizado em 13/02/2020 às 00:29

Boletim médico mostra evolução no estado dos sobreviventes

(Foto: Bruno Alencastro/Agência RBS/Folhapress)
(Foto: Bruno Alencastro/Agência RBS/Folhapress)

Um novo boletim médico sobre os quatro brasileiros sobreviventes do acidente com o avião da Chapecoense foi divulgado neste domingo (4) em entrevista coletiva. Os médicos informam que o jornalista Rafael Henzel está respirando sem ajuda de aparelhos. Neto, o zagueiro da Chape, é o único que ainda está entubado.

“Neto sedado sob ventilação mecânica e estamos tentando controlar processo infeccioso pulmonar. Ele foi quem mais esteve no local do acidente e fisiologicamente foi o mais machucado no acidente. Esperamos que a evolução seja favorável, mas é muito delicada’, disse o médico Ferney Rodriguez.

Henzel

Situação evoluiu depois do último boletim médico e agora respira sem ajuda de aparelhos. “Teve uma melhora muito boa em seu quadro que é crítico. Está bem. Conseguimos evoluir. Deixamos ele sem dor. Um dos grandes problemas é a ventilação com dor, que vai fazendo o pulmão ficar fechado e pode causar infecção. Está conversando, consciente, conversando. Tem uma pneumonia, infecção, está com antibiótico. Exames laboratoriais dele estão bons”.

Neto

O zagueiro tem a situação mais crítica entre os quatro. Está em ventilação mecânica e sedado. É o paciente, ressaltam os médicos, que prevê mais cuidado. Segue com ventilação mecânica e deve permanecer por mais 24 horas ou 48 horas assim. A princípio, ele respondeu muito bem porque estava muito forte, mas consumiu muita energia. A equipe afirma que há de deixá-lo evoluir para fazer nova análise, para o pulmão responder melhor aos poucos.

Alan Ruschel

O lateral está acordado e conversa bastante. Neste domingo os médicos contaram que perguntou do goleiro Follmann, também internado, e que pediu para fazer um churrasco, porque está “com vontade de comer carne”. “Não está com cobertura de antibiótico. Bem tranquilo. As lesões musculares têm melhorado bem. A parte da coluna não teve alterações. Está bem.”

Jackson Follmann

O goleiro tem fratura na segunda vértebra e deve ter que fazer cirurgia -estuda-se se será realizada na Colômbia ou no Brasil. Como não há compressão de medula, o procedimento será feito com parcimônia.

Folhapress

Leia mais:


Leia mais sobre: Brasil