14 de agosto de 2024
Cidades

Boletim epidemiológico aponta Goiânia sem epidemia de dengue

O número de casos de dengue caiu nas últimas dez semanas em Goiânia, de acordo com o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde da capital, divulgado no dia 12 de agosto. O levantamento aponta que Goiânia não está mais em situação de epidemia.

Neste ano foram registrados 70.272 casos de dengue e 24 óbitos confirmados pelos vírus. Em comparação com o mesmo período do ano passado houve um aumento de 207,4% no número de casos. Segundo a SMS, essa foi a maior epidemia de dengue no município desde a introdução do vírus.

O Levantamento de Índice de Infestação Rápido por Aedes aegypt (LIRAa) realizado em junho, mostra que Goiânia está, atualmente, com um índice de infestação predial (IIP) de 0,6%. Em janeiro, este mesmo índice era de 1,4%. Este índice representa o número de imóveis que apontam focos positivos do vírus, sendo que a indicação do Ministério da Saúde é de que o IIP seja menor que 1%.

Para a SMS, o tempo seco foi um dos principais fatores para a diminuição dos focos de dengue,

A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, acredita na necessidade de continuação das ações de controle mesmo a cidade estando abaixo do limite de alerta. “Sair do período de epidemia não significa que está tudo resolvido e controlado, já que mesmo fora do período de chuva nós temos um grande número de casos de dengue ocorrendo”, afirma ela.

Flúvia ainda ressalta que existem criadouros que se mantêm mesmo no período de seca, como os vasos e pratos de plantas, vasos sanitários, tambores e ralos. “Considerando que o ovo do mosquito pode ficar esperando por água por mais de 365 dias, se não removermos e eliminarmos esses criadouros, no início do próximo período de chuva pode ocorrer um novo aumento nos casos”, completa.

No mês que vem será feita uma nova intensificação de controle dos focos de dengue na capital com o objetivo de prevenir uma nova infestação no próximo período chuvoso.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários