16 de dezembro de 2024
Monitoramento • atualizado em 02/08/2024 às 19:50

Boletim da Fiocruz aponta aumento de internações por Covid em idosos

No Amazonas, São Paulo e alguns estados do Nordeste foram registradas as maiores altas de hospitalizações pela doença
O boletim detalha que no cenário nacional, a tendência é de queda das internações por Srag. Foto: Claudivino Antunes
O boletim detalha que no cenário nacional, a tendência é de queda das internações por Srag. Foto: Claudivino Antunes

O novo Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta sexta-feira (2) indica aumento das internações de idosos em decorrência de síndrome respiratória aguda (Srag), causada pelo Covid-19. A incidência foi maior no Amazonas, São Paulo e alguns estados do Nordeste.

O boletim ressalta que, apesar do cenário, as internações por Covid ainda se mantêm em patamares baixos em comparação com o histórico de circulação do vírus. O documento também demonstra que em alguns estados do Sul e Sudeste também ocorreu um aumento de internações em idosos por conta de infecções pelo vírus da gripe, o influenza A.

Conforme o relatório, a incidência de infecções por Covid é maior em crianças, no entanto, há mais registro de intercorrência de mortes em pessoas acima de 65 anos, o que o torna mais fatal para idosos. O boletim detalha que no cenário nacional, a tendência é de queda das internações por Srag a longo e a curto prazo. Entre as unidades federativas, duas apresentam tendência de crescimento de longo prazo, que são Bahia, Piauí e Roraima.

O boletim da Fiocruz se refere à Semana Epidemiológica (SE) 30, de 21 a 27 de julho, e se baseia nos dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 27 de julho.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / / Brasil