Em dois dias, 15 pacientes venceram a Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, e receberam alta do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) para seguirem em casa com a fase final da recuperação. Antes de irem embora, cada um deles foi aplaudido pelos colaboradores do HMAP, ação realizada com os pacientes para simbolizar a vitória contra a doença. A informação foi divulgada pela própria Prefeitura de Aparecida, nesta segunda-feira (13/07)
Os pacientes tiveram alta no último final de semana. Cinco saíram no sábado, (11/07), e dez na tarde desse últimmo domingo, (12/07). Os pacientes têm idades entre 33 e 59 anos e deram entrada na unidade de saúde com sintomas parecidos: falta de ar, fraqueza, tosse e febre. Dos 15 pacientes, três precisaram ir para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Para toda equipe do hospital é gratificante ver os pacientes se recuperarem. “A cada alta a equipe se sente vitoriosa. “A nossa missão é prestar a melhor assistência possível e garantir que essas pessoas melhorem e possam retornar pra suas casas, para a suas famílias”, afirma a diretora de humanização Marlete Silva. A diretora afirma ainda que a dedicação de todo o grupo tem sido fundamental para a que a unidade possa cumprir com o seu compromisso com a saúde.
Devido a evolução do quadro de saúde dos pacientes e o empenho dos profissionais de saúde do HMAP que estão na linha de frente, os cinco pacientes se recuperaram do vírus e acabam de entrar para a estatística dos mais de 1 milhão de pacientes curados da Covid-19 no Brasil.
Referência para tratamento da Covid-19
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) é referência no tratamento da Covid-19 em Aparecida. A unidade possui 120 leitos hospitalares exclusivos para tratamento do novo coronavírus.
São 60 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que estão dispostos em duas salas que atendem protocolos de isolamento. 60 leitos de semi-UTI, todos com pontos de oxigênio, se localizam em uma ala isolada das demais.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Destaque 2