O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (15) a informação de que o banco BMG liderou a lista de reclamações de clientes contra instituições financeiras durante o mês de janeiro. O BMG está na lista de bancos e financeiras que possuem mais de 2 milhões de clientes, e superou a Caixa Econômica Federal em relação às queixas.
O banco registrou índice de 71,85. Em segundo lugar da lista, a Caixa registrou 10,73. Em seguida, o Itaú, com 7,99. Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes que a instituição que deu origem à demanda e multiplicadas por 1 milhão. O índice representa o número de reclamações para cada grupo de 1 milhão de clientes.
Ao todo, o Banco Central recebeu em janeiro 2.946 reclamações consideradas procedentes. Em 367 casos, as queixas estão relacionadas a irregularidades que envolvem a integridade e confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços referentes a cartões de crédito.
Em seguida, 253 reclamações se referem à oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada. Em terceira posição, com 244 queixas, foram registradas cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados.
Os três bancos não se manifestaram sobre o ranking de reclamações.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
- Itaú lidera ranking de reclamações contra bancos em dezembro
- Serviços de telefonia lideram reclamações no Procon Goiânia em janeiro
Leia mais sobre: Brasil