25 de novembro de 2024
Política • atualizado em 12/02/2020 às 23:41

Bloco Moderado pretende apresentar emenda em projeto de reajuste do IPTU

A atualização da Planta de Valores de Goiânia ainda não chegou a Câmara Municipal, mas já rende polêmicas.  Assim que chegar ao legislativo, o Bloco Moderado pretende apresentar emenda ao projeto de lei que reajuste o ITU e IPTU. Seria 1% para cada ano que se deixou de atualizar a planta, somado com a correção inflacionária.

No ano passado, o bloco moderado já havia apresentado proposta semelhante. Foi colocado na ocasião 14% de aumento, sendo 8% relativo aos anos que a planta não foi atualizada e mais 7% de correção da inflação.

De acordo com o vereador Zander Fábio (PSL), este ano o bloco já estuda defender de forma clara a mesma questão, apresentada anteriormente, já que os percentuais discutidos até o momento são maiores do que os de 2013. Assim que a matéria chegar a Casa, o bloco estuda apresentar emenda.

“Claramente nós podemos defender a mesma questão. É muito alto, no ano passado era 37% e mesmo assim não foi aprovado. O que nós pedimos é que muitos índices ultrapassa e muito a faixa dos 70%” descreve o parlamentar.

O parlamentar entende que a Prefeitura de Goiânia precisa promover o reajuste, mas que isto não seja danoso ao munícipe.

“Faz oito anos que a planta não sofre nenhum reajuste, entendo que precisa haver reajuste, os valores dos imóveis estão muito aquém da realidade. Eu defendo um aumento linear, isso não pode ser feito de uma vez. O contribuinte não pode pagar por quem não atualizou antes os valores anteriormente”, ressalta o vereador Zander.


Leia mais sobre: Política