Um levantamento feito pelo Instituto Locomotiva mostrou que a cada dez brasileiros, oito devem ir às compras na Black Friday que ocorre nesta sexta-feira (29). Foram entrevistado 1.770 pessoas entre os dias 1 e 9 de novembro e a expectativa é que 130 milhões de pessoas adquiram algum produto, em todo o país.
A expectativa da maioria dos entrevistado pelo estudo, é que os itens eletrônicos sejam os que mais valem a pena de serem comprados nesta sexta-feira negra. Outros produtos que tem descontos aguardados são os celulares e eletrodomésticos.
Os brasileiros que participaram da pesquisas também estão apostando em boas oportunidades para compra de móveis e calçados. As roupas e os produtos de beleza são objeto de desejo, principalmente, entre pessoas com renda mais baixa, assim como livros e artigos de papelaria e calçados
O estudo destaca, ainda, dados específicos sobre grupos populacionais. No caso das classes D e E, 86% pretendem aproveitar a ação promocional para comprar. Entre pessoas da classe C, a intenção de compra é semelhante (77%). A margem de erro da pesquisa é de 2,4 pontos percentuais.
Em relação a compra de mobílias, mais da metade (54%) das pessoas de classes D e E acreditam que vale a pena esperar pela Black Friday para fazer compras, porém apenas 24% das classes A e B têm a mesma visão.
Segundo o Instituto Locomotiva foi registrado um recorde de vendas em território brasileiro durante a Black Friday de 2018.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: Black Friday / Economia