O bispo Eduardo Costa afirmou ser alvo de tentativa de extorsão após vídeos seus usando peruca loira e calcinha viralizarem nas redes sociais. A gravação, feita próximo a um bar no bairro Setor Urias Magalhães, em Goiânia, foi usada segundo o líder religioso por terceiros para tentar cobrar dinheiro. Ele afirma que negou ceder à chantagem.
O registro que começou a repercutir foi feito no domingo (10). Em seguida, o portal LeoDias teve acesso a um segundo flagrante, gravado em 6 de agosto, quatro dias antes do vídeo que viralizou. Nesse registro, o pastor aparece com peruca loira e calcinha preta, andando pela rua e entrando em um carro branco, registrado pelas câmeras de segurança.

Segundo o responsável pelo vídeo, que preferiu não se identificar, a gravação não tinha a intenção de viralizar: “A gente fez o vídeo, não foi pra viralizar ou prejudicar ninguém. Foi pra entender o que estava acontecendo, porque todo mundo já estava em pânico. Ele sempre parava o carro e ficava, e ficava…”.
Ainda segundo relatos nas redes sociais, Eduardo Costa teria o hábito de permanecer nas portas de bares da região usando roupas femininas. Nos comentários, internautas afirmam que situações semelhantes já teriam ocorrido no passado. Uma delas relatou que a ex-esposa do bispo o teria flagrado “de vestidinho vermelho” próximo a motéis, gerando grande confusão na época. Outros apontaram que o líder religioso teria deixado dívidas trabalhistas pendentes: “A justiça tarda, mas não falha”, escreveu um usuário, reforçando o histórico polêmico que circula sobre o pastor.
Investigação pessoal
Em pronunciamento feito em suas redes sociais, Eduardo esclareceu o motivo do look inusitado e revelou que foi vítima de tentativa de extorsão: “Eu fui fazer uma investigação pessoal sobre uma situação pessoal minha, e de uma forma errada acabei colocando a peruca, o short, e realmente me vesti de uma maneira errada para tentar localizar o endereço que eu precisava para fazer uma citação. E acabou que alguém, que eu não sei quem é, que eu não conheço, fez essas filmagens escondidas ali”, iniciou.
Essa pessoa tomou posse dessa imagem e no dia de hoje, pela manhã, logo cedo, ele tentou extorquir a minha pessoa. Ele tentando também falar com a minha esposa pra poder cobrar um valor que eu teria até o meio-dia pra poder pagar, que senão ele iria colocar a filmagem nas redes sociais.
O pastor afirmou que não cedeu à chantagem e que sua esposa, Valquíria Costa, estava ciente da investigação, mas não de todos os detalhes: “Nós resolvemos, né, bem, nós conversamos. Eu já tinha falado com a minha esposa, ela sabia que eu estava fazendo essa investigação, ela só não sabia alguns detalhes como eu teria feito.”
Atuação do pastor e presença no meio gospel
Eduardo Costa é líder religioso evangélico com forte atuação no meio gospel. Ele mantém um perfil privado no Instagram, com aproximadamente 1,6 mil seguidores, e se apresenta na bio com a frase: “Poder e milagres – pastor”. Além do ministério, o bispo também é cantor, com músicas como “Barrabás” disponíveis em seu canal no YouTube, acumulando cerca de 56 mil visualizações.
Leia mais sobre: Geral

