O genro do bispo Edir Macedo e também bispo da Igreja Universal, Renato Cardoso, teria aparecido em um vídeo, em março deste ano, pedindo dinheiro dos fiéis para custear as despesas da igreja. O religioso chega a pedir o Auxílio Emergencial que os frequentadores da igreja receberam do governo federal como ajuda às pessoas vulneráveis ante a pandemia da covid-19. As informações foram divulgadas pela Folha de SP neste domingo.
“Vocês preferem o auxílio emergencial ou o auxílio providencial?”, numa tentativa de incentivar as pessoas a doarem o valor recebido do governo. O religioso lembra de uma passagem bíblica que Jesus multiplica as coisas para dar uma demonstração de coragem aos fiéis.
“Aqui, dentro desse cesto [colocado no centro do púlpito do Templo de Salomão, sede da Universal, em São Paulo] está a sua palavra. A sua palavra não mudou. O que o Senhor fez no passado, faz hoje, e multiplica para todos aqueles que confiarem em ti [sic]. Eu quero ouvir testemunhos, meu Pai, nesta semana ainda, de pessoas que colocaram no cesto o seu pão e peixe, a sua oferta, o seu desafio de fé, e o Senhor multiplicou”, disse.
Cardoso também faz duras críticas aos prefeitos e governadores que tomaram decisões de fechar o comércio e de isolamento social para combater a covid-19. Segundo ele essas medidas atrapalham os trabalhos das igrejas no tocante aos serviços sociais produzidos pelas instituições religiosas.
Além do auxílio emergencial, o governo federal e Congresso Nacional também aprovaram projeto que deu perdão às dívidas que as igrejas tinham com o estado no valor de quase R$ 1 bi.
Após reportagem da Folha deste domingo, a Igreja Universal não havia se manifestado até o fechamento deste texto.
Leia mais sobre: Auxílio Emergencial / Igreja Universal / Brasil / Destaque